segunda-feira, 10 de novembro de 2014

yet another post about dual boot with windows 8


Acho que todo mundo que usa linux e adquiriu um laptop recentemente já passou pela dificuldade de configurar um dual boot pra manter o windows 8 original.

Em geral, o pessoal relata sua experiência e isso é bom.
Eis como eu resolvi.

Primeiramente, não tive paciência de configurar o grub pra funcionar com UEFI, então fui pelo caminho mais simples e pra mim funcionou.


Bom, primeiramente, fiz o que quase todo mundo tem que fazer mesmo: Usei o gerenciador de disco do windows pra liberar espaço pra criar uma partiçao nova e instalei meu ubuntu (mini)[1] pelo pendrive. Na fase de particionar o disco crieu uma partição /boot (5 MB), / (5 GB) e /home (240 GB).

O que aconteceu? O de sempre: quando eu ligava o note bootava o windows 8 pelo UEFI. Desabilitei o UEFI e mesmo pelo modo de boot legado o meu ubuntu não bootava. Só bootava se eu colocasse o pendrive.

Então eu bootei meu ubuntu pelo pendrive mesmo, a e fiz o seguinte[2]:

sudo update-grub 
sudo grub-install /dev/sda
Resultado final:
Quando quero usar o windows 8 booto com o UEFI.
Quando quero usar o ubuntu, booto pelo modo legado.


Referências:
[1] Linux wagpc 3.13.0-39-generic #66-Ubuntu SMP Tue Oct 28 13:30:27 UTC 2014 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

[2] http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2028699 

Nenhum comentário: