sexta-feira, 13 de março de 2009

Qual a diferença entre Religião e Cristianismo?

Algúem pode dizer que, se olhar-mos um índice de um livro sobre religiões terá lá capítulos de Judaísmo, Induísmo entre outras e, no meio delas, Cristianismo. Daí pode-se concluir que cristianismo é uma religião sim, no meio de tantas outras.

Mas não estou tratando Religião aqui como um conceito centífico, mas sim, no seu sentido de que "são coisas que os homens fazem, as quais contituem um meio pelo qual o ser humano se resolve em suas questões espirituais".

Bom nesse sentido, ainda podemos perceber que todas as formas de crenças têm lá suas práticas religiosas o que as caracterizam como uma religião. Inclusive o Cristianismo. Isso também tá certo, mas em que, então, o Cristianismo difere da religião?

Senta que lá vem a resposta: É que, segundo o Cristianismo, não há nada que o homem possa fazer para aproximá-lo de Deus. Todas as coisas, e inclusive as próprias práticas religiosas cristãs, sem exceção, são simplesmente ineficazes de aproximar o homem de Deus.

Isso faz sentido quando percebemos que, no Cristianismo, é Deus que se aproxima do homem, em particular quando verificamos o quanto Ele fez para que isso fosse possível e viável.

Em resumo, no Cristianismo não é ser humano que se aproxima de Deus mas Deus quem se aproxima do ser humano.

Sendo assim, o quanto o ser humano está próximo de Deus não pode ser medido pela quantidade ou intensidade das práticas religiosas que ele faz, mas sim pelo quanto ele aceita que Deus se aproxime dele.

Aceitar! Éssa é a palavra chave do Cristianismo. Quantas vezes o Senhor procurou se aproximar de você, e você, por algum motivo, seja de tempo ou outro motivo qualquer, disse pra Ele: -- "Deixa pra depois.. agora não dá...".

Aceite a Jesus sempre. Não é uma vez só, é todas as vezes que Ele te procurar.

PS.:

Alguém pode estar se perguntando: as práticas religiosas perdem seu valor? não são mais necessárias ?

Essa é uma questão delicada, mas tem um ponto em comum: Elas não servem para aproximar ninguém de Deus, mas sim para por em prática alguns projetos que Deus para o ser humano. Por exemplo: A Igreja é um projeto de Deus, o quanto alguém está envolvido com a Igreja diz respeito ao quanto ela está envolvida em um dos projetos de Deus, cuja a Igreja, é o principal deles.

Deus abençoe!

Nenhum comentário: