sexta-feira, 28 de novembro de 2008

enviar e trazer arquivos com scp

Acho que muito gente está cansado de saber trabalhar com ssh, mas como aprendi faz pouco tempo e acho que é mais do que útil, eis ...

A) traz um arquivo /home/username/arq da máquina remota X para máquinaLocal: (DIRETÓRIO É SÓ usar -r depois de scp)
scp umusuariodamaquinaremota@ipdamaquinaremota /umdiretoriodamaquinalocal

B) agora pra enviar um arquivo:
scp /umdiretoriodamaquinalocal/arquivoqueeuqueroenviar.seila umusuariodamaquinaremota@ipdamaquinaremota

C) se vc tiver mais de um servidor, pode, da sua maquina local, tirar um arquivo do serv1 e enviar para o serv2
scp usuariodoserv1@ipdoserv1:/umdirdoserv1/umarqdoserv1 usuariodoserv2@ipdoserv2:/umdirdoserv2

Obs.1:
eu tenho o openssh-server em todas as máquinas, creio que isso é necessário
no caso C, eu levei um uma
"Host key verification failed.
lost connection"
Por falta de tempo contorneio problema logando ssh na máquina que recebe o arquivo e ela fica como se fosse local, eis o comando.
ssh -l usuariodoserv2 ipdoserv2

t+

Nenhum comentário: