terça-feira, 8 de outubro de 2013

Minhas impressões sobre o filme As Melhores Coisas do Mundo



Acabei de assistir ao filme ."As Melhores Coisas do Mundo", Impressiona o poder que a obra tem de provocar, de maneira bastante intensa (acredite) os diversos sentimentos de quem assiste, pois a proposta de pensar/filosofar sobre a vida é instintivamente irrecusável.

As observações que faço abaixo não são técnicas e sim subjetivas.  O objetivo do post é parabenizar os profissionais envolvidos no trabalho e aceitar a proposta de refletir um pouco mais sobre o filme e sobre a vida.

O filme retrata a vida de um adolescente. Não arrisco a dizer que são exageradas as situações a que o o adolescente foi exposto porque a sociedade de hoje é "diabolicamente" desafiadora. Digo diabolicamente no sentido literal mesmo! Justifico isso por considerar que todo sofrimento causado por ações que são fora do que a Bíblia aponta como abençoadoras são decorrentes de influência maligna. Não precisa concordar, mas fica o convite para se constatar. Minhas impressão é a de que foi exatamente esse tipo de sofrimento o mais frequente entre os personagens, o que faz do filme um porta retrato da sociedade hodierna.

Mas, no contexto geral da obra, a vida brilha como a bênção de Deus que é.  A luta pela sobrevivência em sociedade e pela preservação da sanidade mental é uma constante. Todos os personagens conseguem, de uma maneira ou de outra, sobreviver e continuar lutando.  E essa foi a bela lição que o filme mostrou.

Mostrou também que há vitória para as pessoas que tem um caráter irretocável, como foi o caso do personagem principal, o adolescente, que a meu ver, se deu bem no final do filme. Eu diria, foi abençoado!

A única dissonância entre o filme e a realidade (pelo menos a que eu conheço) é o conhecimento e não raro o apego à cultura, e em particular, à cultura brasileira com seus ícones e momentos históricos importantes.  Infelizmente, me parece que a juventude de hoje nem saberia de que se trata esse assunto.

Por fim, valeu a pena assistir.  Que bom saber que temos profissionais capazes de produzir um trabalho com esse nível altíssimo de qualidade. E que Deus nos ajude como sociedade. Estamos precisando!

Deus abençoe!!!